Translate

terça-feira, 25 de julho de 2017

Muito Além... Da Magia das Palavras [ Dia Nacional do Escritor]

Hoje é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Escritor. A ideia de homenagear todos os escritores no dia 25 de julho surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional.




Escritor é uma pessoa que utiliza palavras escritas, com várias técnicas e uso de vários estilos, para comunicar ou passar ideias. Escritores produzem variadas formas de literatura como contos, poesia, romances, ensaios, textos jornalísticos, posts em blogues ( Sim caros amigos, hoje é um dia para celebramos também), peças de teatro, artigos científicos, entre outros, de forma a atrair o interesse de um determinado público e passar ideias ou informações. Um escritor é alguém hábil em usar a linguagem para expressar ideias que, normalmente, contribuem para ampliar a cultura de uma sociedade.


A palavra escritor, em seu mais amplo, é normalmente empregada para o conceito de pessoa que escreve qualquer obra de própria autoria ou documento. Em um sentido mais estrito, designa uma pessoa que escreve de maneira profissional e que tem a vida dedicada à escrever e compor obras escritas, impressas ou publicadas em qualquer outro meio oficial, sendo este o conceito mais amplamente utilizado.

A publicação também pode acontecer de maneiras diversas e em várias plataformas.
 
Para Luis Fernando Verissimo o ofício do escritor é como qualquer outro, mas que não deve ser banalizado.
 
O termo escritor, costuma ser usado como sinônimo de autor, porém o primeiro termo tem um significado mais próximo ao da responsabilidade legal de escrever.


No Brasil, podem-se citar muitos exemplos de escritores considerados célebres, como:

1 Ernest Hemingway
2 Paulo Leminski
3 Fernando Pessoa
4 Zélia Gattai
5 Jorge Amado
6 Carlos Drummond de Andrade
7 Machado de Assis
8 – Virginia Woolf
9 Cruz e Souza
10 Cecília Meireles
11 Clarice Lispector



Escritor não é necessariamente o profissional que escreve romances (romancistas), pois o autor de livros de outros tipos, como autoajuda e de textos jornalísticos, pode também ser considerado um escritor.
Qualquer pessoa que escreve qualquer tipo de artigo, resenha, texto, poema, poesia, pode ser considerado um escritor.
Escritores produzem material em variados gêneros literários, ficcionais ou não-ficcionais, através de mídias diversas, com uso ocasional de ilustrações, gráficos ou links. Casos recentes, como o de Bob Dylan, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, mostram que a arte da escrita pode ser expressa na forma de músicas e assim ser reconhecida como literatura.


Além de produzirem trabalho escritos, ficcionais ou não, escritores também falam sobre o ofício e a arte da escrita, muitas vezes ensinando os passos para escrever determinados gêneros ou como ser um escritor de sucesso e sobre a importância da escrita, sua motivação e propósito. Faz parte do ofício do escritor também tecer críticas literárias sobre trabalhos de outros escritores para jornais, revistas ou periódicos científicos.

"O escritor, escreve por necessidade, por paixão, a escrita para ele é um estilo de vida. Se viver 100 anos e durante eles contar 1000 histórias, ele não se dará por satisfeito, acreditará ainda não ter cumprido sua tarefa. Tudo lhe inspira, faz sua mente fervilhar. Às vezes, tem um sonho magnífico, que anota no papel de pão por falta de lugar melhor, apenas para não deixar a ideia escapar…"


Os Escritores do Muito Além das Aspas

Luís Fernando

Sou um dos escritores mais ativos aqui do blog, por questões que não vem ao caso no momento.

Este blog, no inicio, nasceu da minha necessidade de compartilhar minhas experiências com outras pessoas sobre tudo que me fascina no mundo da Arte/Cultura em geral. Junto com mais dois amigos, tentamos falar de tudo um pouco: livros, filmes e series, música.

E aos poucos percebi que não queria compartilhar somente opiniões, mas também coisas mais intimas, como textos de autoria própria, sonhos, medos.

Acredito que ser escritor é poder imortalizar todos esses sentimentos que citei no papel. Uma forma de lutar contra seu desconforto, reforçar suas ideias, buscar esclarecimentos e acima de tudo, deixar sua marca na história.


Como citado acima, como muitos escritores neste mundo, tenho vários universos presos em minha mente. Tantos que as vezes me pego falando sozinho, criando possibilidades de vidas, cotidianos, vitorias, caminhos... que fica difícil até de expressar.

Espero um dia poder compartilhar com vocês um pouco desse universo em minha cabeça.

Bom por hoje é só, espero que tenham gostado da curiosidade! Parabéns a todos os escritores!!!




Imagens: Esquadrão do Conhecimento; Pesquisa aleatória no Google, todos os direitos reservados aos seus respectivos autores.

9 comentários:

  1. Que artigo maravilhoso cheio de informação. Adorei e parabéns para nos.

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso!
    Gostaria muito que todos os blog e sites do Brasil que disseminam a literatura e o amor aos livros pudessem, hoje, enaltecer o Escritor Nacional com vários artigos!
    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  3. Ola tudo bem ? Parabens a todos escrittores pelo seu dia. Seu texto esta maravilhoso !!! Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Heey!
    Compartilha ai o que você tem a dizer. As suas ideias. Um otimo dia do escritor para todos e que possamos valorizar mais os escritores nacionais.
    Abraços.
    https://diarioleitorblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Um maravilhosos artigo. Uma forma linda de homenagear todos os escritores.
    Na verdade, a meu entender o escritor deveria ser mais homenageado.
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto. Feliz dia do escritor nacional para você (ainda que um pouco atrasado).
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Que incrível seu post e como o tema foi abordado.
    Um dia que precisa ser comemorado e lembrado sempre.
    super bjo

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua postagem, achei fantástico como você abordou esse dia tão especial.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir